No último mês de agosto, entre os dias 17/08 à 27/08, a Polícia Civil participou do 1º Curso de Operações Policiais, que foram ministrados pelos policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do estado do Rio de Janeiro. O objetivo do curso, foi realizar atividades como defesa pessoal, uso seletivo da força, deslocamento em área de risco, patrulha em favelas, operações com blindados e aeronaves; mergulho, resgate, além de um intenso treinamento com armamento pesado (fuzis 5,56 e 7,62), explosivos entre outros.
Foram dez dias de treinamento com inicio às 5 horas da manhã, se estendendo até o período da noite. Durante o curso, os policiais utilizaram as instalações do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Escola Superior da Polícia Civil (ESPC), da Acadêmia Policial do Guatupê e da Academia Teens Brazil.
De acordo com o delegado-adjunto do Core, Fabrício Oliveira, as técnicas ministradas aos policiais paranaenses são as mesmas empregadas e desenvolvidas no enfrentamento diário nas favelas cariocas. “São procedimentos testados na prática e que surtem resultados reais, podendo ser adaptados e usados na realidade do trabalho,” afirma.
Para o delegado-chefe Rodrigo Brown, “esse vínculo e interação com os policiais do Core é de grande valia pois traz segurança e experiência para os nossos policiais no enfrentamento da marginalidade diária”.
Outras edições do Curso de Operações Policiais, serão realizadas nos próximos meses para que todos os integrantes do Cope tenham a oportunidade de participar e também para que o curso seja um requisito para poder fazer parte dos quadros da unidade.
Fonte: PC/PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário