Delegado avalia primeira semana do NOTTI
O Delegado deixou claro em sua entrevista, que o tráfico, o consumo de drogas e as suas consequências ainda são o maior problema na cidade.
Danilo Mansur, delegado de Polícia Civil de Chapadão do Sul/MS
Nesta segunda-feira, 17 de agosto, o NOTTI, Núcleo de Operações Táticas e Investigativas do Interior, de Chapadão do Sul/MS completou uma semana de atuação.
O Delegado Dr. Danilo Mansur recebeu a equipe do Portal Jovemsulnews e concedeu entrevista exclusiva, onde explicou o que é o NOTI e fez um breve balanço desta primeira semana de operação.
O NOTTI é composto pelas forças: Polícia Civil e Polícia Militar, criado diante da experiência bem sucedida de Costa Rica, onde existe o GTO, Grupo Tático Operacional. São policiais de folga que recebem diária para trabalhar e o valor para o custeio vem da municipalidade. No caso de Chapadão do Sul, os recursos são oriundos de devolução de duodécimo da Câmara de Vereadores, que é repassado para o executivo municipal, que por sua vez, através de uma lei de subvenção repassa para o Conselho Municipal de Segurança, que administra as despesas.
São utilizados veículos acautelados, apreendidos, na maioria no combate ao tráfico de drogas, que são caracterizados, recebem giroflex, rádio transmissor. O NOTI já conta com uma Amarok e uma SW-4. A guarnição é composta por dois policiais civis e dois militares, com turno de 12 horas.
Os policiais realizam policiamento ostensivo, preventivo, abordagens nas ruas e até entram nas conhecidas bocas de fumo. Cumprem mandado de busca e apreensão, e de prisão.
O NOTTI ainda é livre de trabalhos burocráticos, remoção de detentos para presídios, hospital e fórum. Com isso, fica o grupo sempre pronto para atender às ocorrências com mais agilidade, o que contribui na detenção dos autores, além de realizar o policiamento preventivo 24 horas por dia, sete dias por semana.
Até o final desta primeira semana de funcionamento, o Comando Geral da Polícia Militar ainda não havia autorizado a participação de seus policiais no NOTTI. O Comandante Major Mussi, de Chapadão do Sul está em contato com o comando Geral, na busca da autorização. Mesmo assim, os Policiais Militares, de plantão, estão atendendo aos chamados no NOTTI, sempre que necessário, lembrou o Dr. Danilo.
Segundo o Delegado, estão sendo observados a rigor os alvarás de funcionamentos dos bares e afins da cidade e em casos extremos, de sabida frequência de traficantes, usuários, jogatinas, vendas de cigarros contrabandeados, limitado o funcionamento até as 18 horas. Outros bares, limitados até as 22 horas. Em caso de infração ao determinado no alvará, o estabelecimento poderá ser fechado. Os novos alvarás serão expedidos segundo orientação do NOTTI.
Reconheceu o Delegado que os traficantes podem atuar mais intensamente durante o dia, já que estão as polícias 24 horas nas ruas.
Conta a Polícia Civil com sete investigadores e ainda, recebe auxílio de policiais de Paraíso das Águas, além de outros que são requisitados de municípios distantes de Chapadão do Sul.
O policiamento ostensivo agravou o problema da superlotação das celas da Delegacia, o que levou o Delegado a concentrar-se no trabalho de solicitação de remoção dos presos para os presídios. A ação conta com apoio do Conselho Municipal de Segurança, do Judiciário, que solicita ao Tribunal de Justiça as remoções. Busca o Delegado um mecanismo de transferência automática de presos.
Nesta primeira semana de trabalho, o NOTI conseguiu deter principalmente traficantes da cidade. O Delegado deixou claro em sua entrevista, que o tráfico, o consumo de drogas e as suas consequências ainda são o maior problema na cidade.
Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli c/ Juliana Angeli e Milcson Roque)
NOTII – Policiamento Ostensivo mostra resultados em Chapadão do Sul/MS
Chapadão do Sul está vivendo uma sensação de segurança nos últimos dias, desde que o NOTII (Núcleo de Operações Táticas e Investigativas do Interior) iniciou seus trabalhos. A cidade está mais segura, seja pela redução da criminalidade ou mesmo pela sensação de proteção que a imponente viatura causa aos munícipes.
Em ronda 24 horas por dia, o NOTII conta com duas viaturas, com quatro agentes civis por turno, que trabalham exclusivamente na segurança do município, seja fazendo a ronda escolar, ou no patrulhamento nas ruas e avenidas em busca de criminosos.
O grupo, que logo nos primeiros dias apresentou excelentes resultados, realiza operações táticas e investigativas, que desarticulam o crime organizado no município. Com o fechamento de vários pontos de venda de drogas e a prisão de nomes importantes do crime na cidade, o NOTII conseguiu, inclusive, prender o incendiário de carretas no município.
Para a Presidente do Legislativo, Sônia Maran, a redução da criminalidade e a sensação de segurança é reflexo da ação ostensiva do Notti, que “não dá mole para a bandidagem” e que vem desempenhando um trabalho excelente em Chapadão do Sul.
“Estamos contentes em ver que o dinheiro devolvido dos cofres da Câmara está sendo muito bem utilizado, podemos não conseguir dar um fim à criminalidade, mas vamos reduzi-la a quase nada com o trabalho do Notii”, enfatizou a Presidente.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal
Nenhum comentário:
Postar um comentário