SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Polícia Civil apreende quase 20 kg de drogas em Jundiaí

O trio foi flagrado com 19,539 quilos de drogas, sendo 13,932 de cocaína e 5,607 de maconha


A Polícia Civil prendeu L.A., de 29 anos, e apreendeu dois menores flagrados com 19,539 quilos de drogas, nesta terça-feira (28), em um conjunto habitacional no Cecap, em Jundiaí – distante a 60 quilômetros de São Paulo.

Após apurações, policiais da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Jundiaí localizaram os três suspeitos vendendo drogas. Com o maior foram achadas 29 porções de cocaína e com os adolescentes R$ 45.

A equipe fez uma busca no estacionamento e encontrou, embaixo de um veículo, cinco tijolos de maconha e 12 de cocaína. As drogas – 13,932 kg de cocaína e 5,607 kg de maconha - foram apreendidas e levadas para perícia.

O homem foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes e encaminhado ao Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista. Os menores foram apreendidos e encaminhados à Vara da Infância e da Juventude.

Celina Oliveira, com informações da Polícia Civil

Nessa quinta, 30/04, policiais do BOPE realizam uma operação na comunidade do Rola em Santa Cruz.



Na ação 04 homens foram detidos. Com eles foram apreendidas 01 pistola glock 9mm e 02 mochilas contendo: 1389 sacolés de crack, 1420 sacolés de cocaína, 14 pinos de cocaína, 01 carregador de fuzil cal 556, 26 munições intactas de 9mm, 02 aparelhos celulares e 01 bateria de rádio transmissor. 

A ocorrência segue para a 36ª DP.

Tráfico adota pistola de rajada nas favelas cariocas Arma adaptada pelos criminosos pode dar 1.200 tiros por minutos

Arma adaptada pelos criminosos pode dar 1.200 tiros por minutos

HUDSON CORRÊA E RAPHAEL GOMIDE
Imagem capturada de vídeo de estande de tiro nos Estados Unidos que mostra o poder do 'kit rajada'. Traficantes do Rio de Janeiro vêm usando a adaptação nos últimos meses contra a polícia fluminense 
(Foto: Reprodução/Youtube)

Numa nova estratégia para enfrentar a polícia, traficantes de drogas passaram a usar pistolas adaptadas para dar rajadas de tiros. A frequência dos disparos chega a 1.200 tiros por minuto, ou 20 por segundo. O armamento tem sido empregado em favelas com UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), onde criminosos atacam com táticas de guerrilha e precisam de uma arma mais curta que o fuzil. “Os bandidos atiram de janelas e portas. Depois fogem pelos becos”, disse o porta-voz das UPPs, Marcelo Corbage. Na noite desta terça-feira (28), o soldado da PM Clayton Fagner Alves Dias, que trabalhava na UPP de Manguinhos, na Zona Norte, foi morto com pelo menos dez tiros quando voltava para a casa na Ilha do Governador. A Delegacia de Homicídios investiga o motivo do crime e se a arma usada foi a pistola de rajada.

De acordo com o comandante do Comando de Operações Especiais (COE), coronel René Alonso, o dispositivo da Glock, popularmente conhecido como “kit rajada”, virou uma “febre” entre os criminosos do Rio de Janeiro. É um acessório leve e prático, que se acopla à arma e permite que a pistola automática se transforme em uma espécie de metralhadora, capaz de poderosas rajadas. Assim, o poder de fogo da arma é potencializado, aumentando substancialmente a frequência de tiros disparados, dando uma vantagem operacional aos bandidos.

O “kit rajada” se assemelha a uma coronha retrátil de fuzil, a ser apoiada no ombro do atirador, e conta com um punho que fica abaixo do cano da arma. Conectado ao cabo da pistola, a novidade tecnológica permite que o usuário dê tiros em série, da mesma maneira que uma metralhadora. O equipamento também possibilita a rápida troca de carregadores de munição, o que aumenta o poder dos traficantes no confronto com policiais. No vídeo ao lado, uma demonstração da pistola adaptada. As imagens foram feitas em um estande de tiros nos Estados Unidos e foram mostradas a ÉPOCA pela polícia do Rio para exemplificar como funciona o "kit rajada".

Segundo o coronel René, o Hospital Central da Polícia Militar tem identificado um considerável aumento do número de PMs atingidos por tiros de baixa velocidade, disparados por armas de calibres menores, como pistolas, em comparação aos fuzis. Segundo ele, parte desse crescimento se deve à rápida disseminação do “kit rajada” em favelas do Rio.
Para o oficial, o emprego do "kit rajada" é também consequência de uma mudança provocada pela dinâmica das UPPs, que forçou os criminosos a optar no dia a dia por armas curtas – como pistolas e revólveres – em vez dos ostensivos fuzis.

Com a pistola transformada em metralhadora, os traficantes mantêm os policiais à distância, em um tiroteio, forçando-os a se abrigar, e conseguem fugir ou ajudar na fuga de um comparsa – com a vantagem de ter uma arma leve. É uma alternativa ao fuzil.

Entre 1º de janeiro e 22 de abril, a Polícia Militar apreendeu 125 fuzis no Rio de Janeiro, 35 deles AK-47. O automático Kalashnikov modelo 1947 é considerado a arma mais letal do mundo. Estima-se que 250 mil pessoas sejam mortas por ano, nos mais diversos conflitos ao redor do planeta, por um AK-47, sigla pela qual o fuzil de fabricação russa é internacionalmente conhecido. Pesa menos de 4 quilos, tem alcance de 400 metros e, nas mãos de um atirador hábil, pode disparar até 600 tiros por minuto.

FONTE: http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2015/04/trafico-adota-pistola-de-rajada-nas-favelas-cariocas.html







Homem é preso com fuzil e drogas durante operação em Viamão

Homem é preso com fuzil e drogas durante operação em Viamão

Policiais civis da 3ª Delegacia de Polícia(DP) de Viamão prenderam na madrugada desta sexta-feira (24/04), um homem, de 55 anos, durante uma operação que estava sendo realizada no bairro São Lucas, no município. O setor de investigações já havia apurado informações sobre a existência de um fuzil no local onde a operação foi realizada.

Durante a abordagem, foi encontrado um fuzil AR-15 modelo AM4 calibre 556, com capacidade de 700 à 900 tiros por minuto, dois carregadores municiados com cartuchos calibre, 1kg de cocaína, 1Kg de crack. De acordo com o delegado Paulo Costa Prado, o tráfico de drogas sofreu uma perda estimada entre 100 e 150 mil reais com esta ação. O preso foi apresentado à autoridade policial para lavratura do auto de prisão em flagrante, e, posteriormente, será encaminhado ao sistema prisional.

Fonte: PC/RS - 3ª DP de Viamão
Nathalia Bordignon - Estagiária de Jornalismo
CQR

Ação conjunta localiza mais de oito mil munições de armas de grosso calibre


Ao todo, foram apreendidos 8.389 cartuchos


Foram encontrados 7.830 munições de calibre 762, 550 para .45 e 9 para .38

Mais de oito mil munições de fuzis e pistolas foram apreendidos pelas polícias Civil e Militar durante uma reintegração de posse, no final da tarde desta terça-feira (28/4), em Peruíbe, na Baixada Santista. Foram encontrados 8.380 cartuchos de uso restrito, usados em armas de grosso calibre.

Policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Itanhaém receberam uma denúncia sobre um "paiol" onde estariam escondidas diversas munições de calibres restritos. Ao chegarem no local, descobriram que policiais militares da 3ª Companhia do 29º Batalhão de Polícia Militar do Interior (29º BPM/I) estavam no mesmo terreno para apoiar uma reintegração de posse realizada por um Oficial de Justiça, determinada pela 1ª Vara da Comarca de Peruíbe.

Juntas, as equipes das duas corporações encontraram os cartuchos em uma das casas desocupadas, na Rua São Paulo, Estância São José. Ao todo, foram apreendidas 7.830 munições de calibre 762 (de uso restrito, utilizada em fuzis), 550 de calibre 45 (também de uso restrito, usada em revólveres e pistolas) e 9 de calibre 38 (de uso permitido, desde que o dono possua porte legal de arma).

"A união das polícias no combate à criminalidade é uma prática frequente no litoral sul", afirmou o delegado seccional de Itanhaém, Victor Vasconcellos Lutti. "Mas causa preocupação o porte das armas para as quais as munições são destinadas. Esse tipo de armamento não é fabricado no país, e sim entrou pelas fronteiras".

A perícia foi chamada ao local. Os cartuchos, assim como diversos objetos que ainda estavam dentro da casa (televisão, computador, aparelhos eletrônicos, roupas etc), foram apreendidos. "De imediato o delegado instaurou inquérito policial para localizar as possíveis armas e detectar quem estava com toda essa munição", ressaltou Lutti.

Pelos objetos encontrados na casa, a polícia acredita que haja mais de um envolvido. O caso foi registrado como posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e associação criminosa na DIG de Itanhaém, que prossegue com as investigações.

Rodrigo Paneghine
fonte: SSP/SP

PRF apreende mais de meia tonelada de maconha escondida em fundo falso de carreta





fonte: PRF Paraná

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 578,5 quilos de maconha na noite desta quarta-feira (29) na Ponte Amizade em Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai.

A droga estava escondida em um fundo falso do tanque de combustível de uma carreta com placas do país vizinho.

Após receber ordem de parada dos policiais rodoviários federais, o motorista da carreta abandonou o veículo e se evadiu pelo lado paraguaio da ponte.

Foram apreendidos ainda R$ 5 mil em dinheiro que estavam na cabine do veículo.

A equipe da PRF encaminhou a droga, a carreta e o dinheiro para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu.

PM/RJ apreende fuzil e grande quantidade de drogas no morro do Amor




Um homem foi detido nesta terça-feira, 28/04, durante Operação realizada por policiais militares do 21º BPM (Vilar dos Teles) no morro do Amor, bairro Araruama, em São João de Meriti. Na ação, os PMs apreenderam com o suspeito, um fuzil, 156 pinos de cocaína e 765 papelotes da mesma droga. A ocorrência foi registrada na 54ª DP.

fonte: PMERJ

OUSADIA: Dupla tenta roubar veículo da polícia e acaba presa em rodovia de Campinas

Na tentativa houve trocas de tiros e um assaltante foi atingido no joelho. 
Crime aconteceu na noite de quarta (29), na Rodovia Adalberto Panzan.


Dois homens foram detidos depois de tentarroubar um carro da Polícia Militar Rodoviária na noite de quarta-feira (29), na Rodovia Adalberto Panzan (SP-102), em Campinas (SP).

De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 22h. Os dois suspeitos acreditaram que o veículo, que trafegava por uma rotatória, seria de pessoas comuns e não policiais e entraram na frente do carro no meio da via. Em seguida, apontaram um revólver e fizeram disparos.

Houve troca de tiros e um assaltante foi atingido por um disparo no joelho. Ele foi atendido no Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e depois foi levado preso. O outro conseguiu fugir pela mata e foi encontrado por uma equipe da PM na estrada do Mão Branca, na região do Campo Grande.

No carro da polícia havia cinco marcas de tiro no vidro e uma no capô, mas os policiais não ficaram feridos. Uma arma falsa foi apreendida com os suspeitos.

Perícia apreende simulacro de arma usado em tentativa de assalto à viatura (Foto: Reprodução/ EPTV)

Fonte: G1 Campinas

domingo, 26 de abril de 2015

GCM de Guarulhos e Polícia Civil fazem operação conjunta



A Guarda Civil Municipal (GCM), junto com agentes da Polícia Civil, realizaram bloqueios em diversos pontos das regiões de Cumbica e do Centro, nesta quinta-feira, fiscalizando veículos e fazendo buscas por entorpecentes. Ao todo, foram mobilizados na ação 14 guardas municipais e oito policiais civis. A GCM utilizou quatro automóveis e seis motocicletas da corporação durante a operação.

João Dárcio, secretário municipal de Assuntos de Segurança Pública, defende a integração policial. “Já é fato que as ações realizadas em parceria entre as polícias são o melhor caminho para oferecer maior segurança para nossa população. Portanto, no que depender de nossa equipe, ações como esta serão cada dia mais frequentes em nossa cidade”, disse o secretário.

fonte: http://www.guarulhos.sp.gov.br/

ROTAM é surpreendida durante abordagem e suspeitos morrem em confronto no Paraná





Policiais da ROTAM do 20° Batalhão foram surpreendidos durante uma tentativa de abordagem na Rua São Felipe, Bairro Cajuru em Curitiba no final da noite desta sexta-feira (24). Eles realizavam patrulhamento pela região e ao avistarem dois rapazes suspeitos tentaram realizar a abordagem, porém os suspeitos sacaram armas e atiraram contra a equipe em seguida correram. Os policiais pediram apoio e houve uma intensa troca de tiros. Os dois suspeitos identificados por Ale e Leandro, foram baleados e morreram antes da chegada do Siate. De acordo com informações da polícia, um dos mortos havia saído há pouco tempo da cadeia onde ficou preso por ter roubado uma moto. Com a dupla foi encontrada duas armas

FONTE: http://www.bemparana.com.br/plantao190/rotam-e-surpreendida-durante-abordagem-e-suspeitos-morrem-em-confronto/

sábado, 25 de abril de 2015

Polícia Civil leva comitiva do Governador em sobrevoo para avaliar prejuízos causados pelo tornado em Santa Catarina/SC


Xanxerê – A Polícia Civil continua suas ações na força-tarefa de apoio à população atingida, na última segunda-feira, 20, pelo tornado nos municípios de Xanxerê e Ponte Serrada, no Oeste catarinense. Nesta sexta-feira, 24, a Comitiva do Governador Raimundo Colombo foi recebida pela Diretoria de Fronteira e pelo Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAERFron) da Polícia Civil. 

Além de assessorar a comitiva em terra, a equipe sobrevoou com o helicóptero do SAERFron a cidade de Xanxerê e de Ponte Serrada com o objetivo de ver e, posteriormente, avaliar os estragos que as duas cidades sofreram com essa tragédia climática. 

Integraram o grupo, além do Governador Raimundo Colombo, os Senadores Dário Berger e Luiz Henrique da Silveira; o Presidente da ALESC, Deputado Gelson Merisio; a Deputada Angela Albino; o Deputado Pedro Uczai; o Secretário da Fazenda, Antônio Marcos Gavazzoni; o prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparini, o Diretor de Polícia de Fronteira, Delegado Aden Claus Ceber Pereira; o Coordenador do SAERFron, Ricardo Casagrande; entre outras autoridades. 


“Colabore com a Polícia Civil. Denuncie. Disque 181”.

fonte: PC/SC

PMRJ: Choque realiza projeto de lutas na sede do batalhão



O Batalhão de Choque (BPChq) está realizando gratuitamente na academia da sede da unidade um projeto de lutas para policiais militares e jovens entre 8 e 17 anos batizado de Lutando pela Vida. Os interessados em praticar: Judô, Jiu-Jitsu, Muay Thai e Taekwondo devem comparecer a Rua Salvador de Sá, S/N, no Estácio.

fonte: Polícia Militar do Estado do Rio de  Janeiro 

U.S Marine Corps - Force Recon Unit

Prefeito de Vinhedo/SP oficializa entrega de 12 novas viaturas da Guarda Municipal

Prefeito Jaime Cruz oficializa entrega de 12 novas viaturas da Guarda Municipal





A Guarda Municipal de Vinhedo acaba de receber oito novas viaturas de uma encomenda total de doze, para renovação de frota. Os veículos são da marca Palio, tipo weekend, motor 1.6. As quatro restantes serão entregues no próximo final de semana. 

O Prefeito Jaime Cruz esteve na Guarda Municipal na manhã desta quarta-feira (8), para receber as viaturas: 
“São viaturas maiores que os veículos que estavam em uso, garantindo mais eficiência, segurança e a otimização dos serviços prestados pela Prefeitura para a população”, afirma o Prefeito Jaime Cruz.


Dotadas de air-bag e abs, as novas viaturas são dotadas de compartimento para preso, sistema de comunicação mais moderno e iluminação dianteira (strobo). 

Além do Prefeito Jaime Cruz, estiveram na sede da Guarda Municipal o Secretário de Transportes e Defesa Social, Antonio Luiz Falsarella; o comandante da Guarda Municipal, Osmir Cruz, o Diretor da Guarda Municipal Marcio Luiz Aprigio; o diretor de trânsito Altair Ifanger, além dos vereadores Paulinho Palmeira, Rubens Nunes e Val Souza. 

Segurança 

As novas viaturas chegam para complementar a estrutura da Guarda Municipal de Vinhedo, que já conta com um sistema de monitoramento, câmeras inteligentes e armas não letais, entre outros, visando a segurança e bem-estar da população. 

Hoje, Vinhedo tem 100% das entradas e saídas da cidade monitoradas por câmeras de segurança. O monitoramento é feito por meio de um sistema que permite reconhecer veículos considerados suspeitos e já foi responsável pela solução de furtos. As imagens ficam no CICOM - Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento – operado pela Guarda Civil Municipal. As imagens, são armazenadas em um banco de dados contendo informações importantes sobre características dos veículos, que permitem rápida identificação no caso de suspeitos, tais como número de placa e existência de adesivo. Caso algum veículo entre ou saia da cidade e esteja na listagem de busca, imediatamente um alarme é acionado no Cicom, que já comunica as equipes de patrulhamento mais próximas da região do incidente para que verifiquem a ocorrência. 

Além das entradas da cidade, Vinhedo tem câmeras de vídeomonitoramento de alta resolução e zoom aprofundado nas principais ruas do centro da cidade (Nove de Julho, Manoel Matheus, Humberto Pescarini), Praça da Bíblia, na Capela, na rotatória que dá acesso à Represa I, terminal rodoviário Antônio Zechin (Centro), Avenida dos Imigrantes, e na Praça Sant’Anna, além de outros pontos Avenida das Indústrias, no Distrito Industrial. 

Outro importante investimento recente foi a aquisição de armas de choque não letais. Essas armas disparam um dardo que penetra no corpo do agressor e aplicam 50 mil volts imobilizando imediatamente a pessoa, sem risco à sua vida. 

“É uma arma que ajuda o guarda municipal a cumprir a lei, preserva a vida e reduz o uso de armas de fogo”, afirma o prefeito Jaime Cruz

FONTE: http://www.vinhedo.sp.gov.br

Serviço: aplicativo facilita acesso da população à polícia no estado de SP



Da Redação

Baixe a ferramenta "Unidades Policiais de São Paulo" e sempre que precisar localize o endereço, telefone e email de delegacias e batalhões

A Secretaria da Segurança Pública criou um aplicativo para smartphones que facilita o acesso da população à polícia. O aplicativo "Unidades Policiais de São Paulo" foi desenvolvido para auxiliar os usuários a encontrar as quase 4.000 unidades policiais do Estado, como Delegacias da Polícia Civil e Batalhões da Polícia Militar. A ferramenta está disponível para sistema Android e iOS.

Por meio de um mapa e localização via satélite, o usuário encontrará a unidade mais próxima e poderá checar informações como endereço, telefone e email. Assim, um usuário que eventualmente seja vítima de um crime, com o aplicativo, terá mais facilidade para localizar rapidamente a unidade policial mais próxima.

fonte: portalviva.com.br

BOPE/RJ REALIZA OPERAÇÃO EM BANGU





Na madrugada desse sábado, 25/04, policiais do BOPE realizaram uma operação na Vila Aliança em Bangu.

Na ação, criminosos lançaram um veículo contra os policiais(tentando atropelar). Dois policiais foram feridos sem gravidade. Houve confronto, um homem ficou ferido e com ele foi apreendida uma pistola 9mm. 
Os policiais e o criminoso foram encaminhados ao Hospital Albert Schweitzer. Os policiais passam bem.

Durante a operação, os policiais apreenderam drogas que ainda não foram contabilizadas. A operação terminou.

A ocorrência segue para registro na 34ªDP.

FONTE: BOPE

Policiais da Rota são recebidos a tiros em favela na zona sul de SP

Policiais da Rota disseram ter sido recebidos com tiros(Foto:Nivaldo Lima/SP AGORA)


Dois tiroteios em Paraisópolis, na região do Morumbi, na zona sul de São Paulo, terminaram com um policial militar baleado e um criminoso morto na quinta-feira(23). 

Os policiais da Rota(Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) foram checar uma denúncia de sequestro e entraram em confronto com traficantes.

Após a denúncia anônima, os policiais chegaram até uma casa em Paraisópolis, que funcionaria como cativeiro. Um homem, que tinha sido preso por roubo e estava solto havia poucos meses, contou que foi sequestrado na segunda-feira (20) e foi levado para a favela. Ele disse que foi obrigado a fazer vários saques em caixas eletrônicos.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga se os criminosos, que são de uma facção que atua dentro e fora dos presídios, iriam fazer uma espécie de julgamento desse homem. Ele poderia ser executado por conta de uma dívida com os traficantes.

O major da Rota Cassio Araújo de Freitas, que esteve à frente da operação, contou que as equipes foram recebidas a tiros quando chegaram à Paraisópolis e um PM foi atingido pelas costas. “Provavelmente [os criminosos] viram a aproximação das equipes e efetuaram os disparos antes das equipes poderem se defender. Houve um confronto nesse momento e tivemos um policial baleado”, afirmou.

O homem que estava no cativeiro escapou e se apresentou aos policiais. Ele passou a madrugada prestando depoimento no DHPP.

Depois disso, a polícia pediu reforço e começou um novo tiroteio. Um suspeito de ser um dos traficantes que controlam o tráfico de drogas na comunidade foi morto. A polícia diz que ele estava com uma pistola israelense, que foi apreendida.

O policial da Rota baleado nas costas foi levado ao Hospital do Campo Limpo, passou por uma cirurgia e o estado de saúde dele é considerado estável.

fonte: SP AGORA

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Câmara aprova destinação de bens apreendidos para Polícias e Órgãos de Segurança Pública

Câmara aprova destinação de bens apreendidos para fundo de segurança pública

Pela proposta, só serão repassados os itens que possam ser utilizados no combate ao crime e que tenham sido apreendidos a partir de decisão da Justiça Federal. Texto segue para análise do Senado
Gabriela Korossy - Câmara dos Deputados

Conforme o texto aprovado pelo Plenário, pelo menos 80% dos recursos do FNSP deverão ser entregues a estados, DF e municípios

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (23), proposta que destina ao Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) bens, direitos e valores apreendidos pela Polícia Federal como fruto de contrabando ou descaminho e que possam ser usados na repressão ao crime. Pelo texto aprovado, só passarão a integrar o fundo os materiais apreendidos cujo perdimento tiver sido decretado pela Justiça Federal.

A proposta, que segue para análise do Senado, é uma emenda de Plenário do deputado Ságuas Moraes (PT-MT) para o Projeto de Lei 2505/00, do deputado Lincoln Portela (PR-MG). Com a emenda, Ságuas aproveitou parte do texto aprovado anteriormente pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), mas decidiu deixar claro que a destinação de bens pelo fundo seguirá o rito do Decreto-Lei 1.455/76, que estabelece normas sobre mercadorias estrangeiras apreendidas.


“O objetivo é agilizar o fluxo de saída e reduzir o tempo de permanência das mercadorias em depósito até a destinação final, diminuindo ainda os custos de armazenagem e evitando sua depreciação”, disse o deputado.

Estados e municípios
O texto original previa que o material apreendido deveria ser destinado diretamente ao Ministério da Justiça, a quem caberia repassar 80% às secretarias de Segurança Pública dos estados e 20% à Polícia Federal.

Após críticas de que, com a emenda, o FNSP passaria a concentrar os recursos apreendidos, foi aprovado também destaque do PSDB que prevê o repasse de, no mínimo, 80% dos recursos do fundo para estados, Distrito Federal e municípios.

fonte: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/SEGURANCA/486457-CAMARA-APROVA-DESTINACAO-DE-BENS-APREENDIDOS-PARA-FUNDO-DE-SEGURANCA-PUBLICA.html

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Após perseguição e troca de tiros, dupla é presa em Passo Fundo, RS

Outros dois fugiram; um dos suspeitos é detento do regime semiaberto.
Grupo fugiu ao ser abordado por agentes, que averiguavam uma denúncia.

Carro fugiu após ser abordado por agentes da PRF em Passo Fundo (Foto: Divulgação/PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu nesta sexta-feira (20) dois homens, sendo um deles detento do regime semiaberto, após uma perseguição com troca de tiros em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul. Outros dois homens escaparam. O grupo fugiu ao ser abordado por agentes, que averiguavam uma denúncia de atitude suspeita.

O carro onde estavam os quatro suspeitos trafegava na BR-285, perto da entrada da cidade. Ao perceberem que seriam abordados, eles ingressaram na zona urbana. Durante o trajeto, o grupo disparou contra os agentes da PRF, que revidaram, mas ninguém foi atingido.

Na Rua Epitácio Pessoa, o motorista perdeu o controle do carro e bateu em um poste de energia elétrica. Dois deles conseguiram fugir a pé. Os que foram presos têm 27 e 28 anos. Com eles, foram apreendidos um facão, um canivete e um revólver com a numeração raspada.

fonte: g1.globo.com

Vítima conta momentos sob a mira de sequestradores no Rio

"Quero sair do Rio, não sei mais em quem confiar", conta. 
PM de UPP é suspeito de liderar quadrilha.

Divisão Anti-Sequestro apresentou armas de quadrilha (Foto: Henrique Coelho/G1)

Uma vítima de sequestro falou sobre os três dias que passou com um grupo, preso no último dia 17 em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. Entre os cinco suspeitos presos, está o homem apontado como líder: Felipe Lessa de Oliveira, PM da UPP do Borel.

"Eles me abordaram como se fossem policiais, todos com roupas de policiais civis. Me botaram dentro de um carro, me bateram e depois levaram para dentro do cativeiro", contou a vítima, que não quis se identificar. "Eles me pediam dinheiro, falavam que iam me matar e a toda a minha família se eu não conseguisse o dinheiro. Me bateram, me esfaquearam, me deram choques", contou ele.

"Me deram o prazo de uma semana para conseguir o dinheiro e eu contactei a DAS", explicou ele, que afirmou que não conhecia nenhum dos presos. "Eu quero sair do Rio, não dá mais para ficar aqui", lamentou.

A Divisão Anti-Sequestro (DAS) apresentou as cinco pessoas presas pelo sequestro do comerciante no dia 9 de abril no conjunto de favelas da Maré, na Zona Norte do Rio. O PM está preso no batalhão especial prisional, na Zona Norte do Rio.
Segundo a delegada assistente Alice Cunha, ele era um dos líderes do gupo e já vinha atuando com este tipo de crime há mais de um ano. "Essa informação foi confirmada por um dos presos e pela vítima", contou. Eles vão responder por extorsão, sequestro, porte de armas raspadas, porte de drogas e formação de quadrilha.

"Eles determinaram que fossem para uma lanchonete em Bonsucesso, no acesso à Linha Amarela ", explicou a delegada. "Estamos investigando a participação de outras pessoas nestes crimes".

De acordo com a polícia, a vítima foi sequestrada no início do mês e levada para um cativeiro, em um depósito localizado no Parque União, no Conjunto de favelas da Maré, na Zona Norte.

Os criminosos pediram primeiro um resgate de R$200 mil, que depois foi diminuído para R$ 50 mil para libertar o comerciante, que ficou de quinta até domingo em cárcere, quando foi libertado em Realengo, no final da noite do dia 12 de abril. "Ele sofreu diversas torturas com armas de eletrochoque, golpes de arma branca e outras agressões", explicou.

Após esse período, foram retomadas as negociações entre os seqüestradores e a família da vítima, que seria ameaçada caso não pagasse R$ 50 mil e mais um carro da família da vítima. A DAS, segundo a delegada, acompanhou as negociações e prendeu o grupo no dia 17 de abril.

Armas e coletes

Com os criminosos, foram apreendidos duas pistolas calibre .40, cinco carregadores de fuzil, R$ 12 mil, coletes balísticos, máquina de eletrochoque, cocaína e cerca de 30 celulares com chips.

Junto com Felipe Lessa, que tem 29 anos e seis anos atuando como Policial Militar, foram presos Paulo Cesar Correa de Azevedo Júnior, de 28 anos, Emerson Alves Pereira, de 33, Marcelo Telles Cabral, de 34, e Jhonathan da Silva Santos, de 20 anos.

fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/04/vitima-conta-momentos-sob-mira-de-sequestradores-no-rio.html

Polícia apreende fuzil falso e bombas caseiras, em Ariquemes, RO

Homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma.
Apreensão aconteceu no Setor 9.

Simulacro de fuzil M16 encontrado com o suspeito
(Foto: Ricardo Schwantes/Ariquemes190)

A Polícia Militar (PM) apreendeu, na manhã desta terça-feira (21), um simulacro de fuzil M16, um revólver calibre 38, munições e duas bombas de fabricação caseira. A apreensão aconteceu no Setor 9. Um homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e encaminhado à Casa de Detenção de Ariquemes.

De acordo com o boletim de ocorrência, uma denúncia levou a polícia até o endereço do suspeito. De acordo com a Polícia Civil, a prisão não cabe fiança, pois o revólver calibre 38 estava com a numeração raspada, o que equipara à arma de uso restrito. A Polícia Civil deve investigar o caso.

fonte: g1.globo.com

Polícia Militar apreende armas em casa após denúncia anônima, no ES

Segundo denúncia, armas seriam usadas para atacar guardas municipais.
Ninguém foi preso; operação ocorreu no bairro São José, em Vitória.

Armas e munições que seriam usadas por um grupo de criminosos para atacar guardas municipais de Vitória foram apreendidas na noite desta quinta-feira (16), segundo a Polícia Militar. O material foi encontrado em uma casa no bairro São José, em Vitória. Ninguém foi preso.

Os policiais chegaram até a casa através de denúncia anônima. A informação passada era de que criminosos estariam descendo o Morro São José para atirar contra Guardas Municipais que fazem a patrulha no bairro.

“Fizemos uma patrulha pelo morro e, através dessas informações, chegamos na casa, que estava vazia, mas com um material suspeito”, contou o tenente Rody.

Foram apreendidos uma metralhadora, uma pistola, 810 buchas de maconha, cocaína e ecstasy, além de 50 munições e material que seria utilizado para fabricação e venda de drogas.

A pistola apreendida pertence à Polícia Rodoviária Federal. A Polícia Militar cogita que arma seria do policial rodoviário federal João Miguel do Sacramento, assassinado por um travesti, em março do ano passado. O material foi encaminhado para 1ª Delegacia Regional, em Vitória.

Assassinato de policial
O policial rodoviário federal João Miguel do Sacramento, de 45 anos, foi morto a tiros dentro do carro dele, na madrugada do dia 30 de março de 2014. O corpo dele foi encontrado por moradores. O travesti Jhon Wener Reco Alves de Araújo foi condenado a 13 anos de prisão pelo crime.

* Com colaboração de Caíque Verli, do jornal A Gazeta
Material apreendido (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)

fonte: g1.globo.com

23 DE ABRIL - DIA DE SÃO JORGE



Operator's Life // "Living as a Lion"

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Polícia Civil/SP prende sete homens envolvidos em furtos e explosões a caixas eletrônicos


Uma ação conjunta envolvendo policiais civis de Cerquilho, de Boituva e da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Itapetininga prendeu nesta terça-feira (21), sete homens em Cerquilho (Deinter 7) envolvidos com furtos e explosões de caixas eletrônicos. A ação contou ainda com o apoio de policiais militares.

Com a quadrilha foram apreendidos dois fuzis, uma metralhadora, um mosquetão, duas pistolas, duas espingardas calibre 12, toucas pretas, coletes balísticos, rádio comunicador, cerca de 400 projéteis de diversos calibres e dinheiro. A suspeita é que o valor encontrado seja produto de furto dos caixas eletrônicos.

Segundo policiais da DIG de Itapetininga, a quadrilha vinha sendo investigada há dias e logo após o ataque ao caixa eletrônico de Cerquilho, as equipes foram até uma chácara no Bairro Água Branca, na zona rural de Boituva, onde dois homens foram presos e denunciaram a localização de outros envolvidos. No mesmo bairro, em outra chácara, mais quatro pessoas foram presas. Por fim, o sétimo suspeito foi preso em Guareí.

O bando está envolvido em ataques a bancos nas cidades de Guareí, Torre de Pedra, Tapiraí, Conchas e Cesário Lange, todas na região de Sorocaba e Itapetininga.

Embora tenham negado o envolvimento com os furtos e explosões aos caixas automáticos, os suspeitos vão responder pelos crimes de formação de quadrilha, porte ilegal de arma e associação criminosa. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar e prender outros integrantes da quadrilha.

Márcio Corrêa – Assessoria de Comunicação – Deinter 7 – Sorocaba/SP

(Fotos DIG Itapetininga)

PF APREENDE 52 QUILOS DE DROGAS E PRENDE DOIS EM FORTALEZA/CE



A Polícia Federal prendeu dois homens transportando mais de 22 quilos de cocaína e 30 quilos de maconha dentro de um carro no terminal de ônibus de Messejana, em Fortaleza/CE.

A droga, armazenada em 62 pacotes, estava escondida dentro do airbag do veiculo e na parte de trás do banco traseiro, em um fundo secreto, com acesso somente por meio de um dispositivo eletrônico.

A droga é oriunda de Benevides/PA, região metropolitana de Belém/PA. O veiculo apreendido teria sido preparado na capital cearense e levado à cidade de Benevides para acondicionar os entorpecentes.

FONTE: DPF

B.A.C - Batalhão de ações com cães da PMERJ



Clint, é um labrador chocolate de 18 meses e ainda está longe de expor todo seu potencial. Mas nesta manhã de sexta feira, localizou 500kg de Maconha e 2 mil pinos de cocaína na Comunidade da Cidade Alta
Está seguindo os passos do pai com excelência!

BOPE realizou operação na madrugada do dia, 19/04, na comunidade Engenho da Rainha.



Durante a ação não houve confronto, contudo foram apreendidos 6600 papelotes de cocaína.
A ocorrência segue para registro na 44DP.