A Polícia Civil desvendou um esquema de desvio de carga de açúcar e apreendeu mais de 5 toneladas do produto, que deveriam ter sido embarcadas no Porto de Santos para exportação. Um dos envolvidos na fraude foi preso em flagrante neste sábado (31), no município de Nova Aguaí.
Policiais da 4ª. Delegacia de Investigações sobre Fraudes contra Seguros e Afins (Divecar), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), deram início às investigações a partir do aumento de denúncias sobre roubo de açúcar.
O cruzamento de dados mostrou que muitas denúncias eram, na verdade, falsa comunicação de crime. O produto era desviado pelas supostas vítimas, que além de receberem indenização da seguradora, o revendiam a receptadores.
No decorrer das investigações, os agentes localizaram o galpão - um dos pontos de receptação - na Rua Maria Sereni, bairro de Nova Aguaí.
A suspeita de que o local armazenava cargas de açúcar desviadas, que saíam do interior do Estado com destino ao Porto de Santo, foi confirmada quando os agentes viram a carreta conduzida pelo motorista J.L.L., de 51 anos, entrando no local.
O motorista confessou que havia retirado a carga de açúcar a granel em uma empresa do Vale do Rosário para descarregá-la no Porto de Santos. Ele fez esse percurso, porém, revelou que, com a ajuda do patrão, deu baixa na documentação para descarregar o produto, mas o manteve na carreta para levá-lo ao galpão clandestino de Aguaí.
De acordo com o delegado titular da 4ª Divecar, João Renato Weselowski, o açúcar desviado provavelmente seria revendido. “Fabricantes de doces e refrigerantes estão entre os possíveis compradores, já que utilizam grandes quantidades do produto”, afirmou.
O açúcar apreendido será devolvido ao verdadeiro dono, enquanto o motorista preso vai responder por furto qualificado. A polícia procura os demais envolvidos na fraude.
Assessoria de Imprensa do Deic, com adaptações
fonte: SSP/SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário