Iniciou na última quarta-feira, dia 12, o treinamento virtual de tiro em Araranguá. As instruções estão sendo aplicadas a policiais militares e policiais civis da região. Santa Catarina é o primeiro Estado do Brasil a adotar este sistema para treinamento policial e de segurança.
O simulador móvel utiliza a tecnologia de Sistema Virtual de Tiro e faz parte do Projeto Escola Itinerante para capacitação na disciplina de tiro policial, fruto de uma parceria/convênio da Secretaria de Estado Segurança Pública (SSP) com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Permite o treinamento simultâneo de até 12 atiradores, possui três simuladores instalados, além de central eletrônica para gerenciamento, acompanhamento e registro das atividades dos profissionais.
O projeto tem a missão de fornecer treinamento de alto nível para as polícias Militar e Civil, além de contribuir para a modernização dos recursos da área de segurança pública e o aprimoramento profissional.
Tem também o objetivo de “salvar vidas” com a premissa de que um policial bem treinado, além de preservar a sua vida e a do opositor, terá condições de evitar acidentes, especialmente os provocados por balas perdidas registrados em ocorrências policiais.
Com a eliminação do emprego de munição real, o programa de treinamento virtual elimina a probabilidade de acidente, assim como permite grande economia. Além disso, o equipamento impede integralmente as chances de incidentes com munições, pela adoção de um sistema de ar comprimido.
De acordo com o instrutor, subtenente Clóvis Coan, através do equipamento é possível fortalecer os conceitos de repetição, associação e regularidade, que são fundamentais para a função policial.
A estimativa da Diretoria de Formação e Capacitação da SSP é de atender, ao final do projeto, 2,3 mil operadores da segurança pública.
(Publicação e fotos: soldado Liliam dos Santos Costa Leandro, P5 do 19º BPM; colaboraçãowww.contraocrime.com.br e www.artv.com.br)
fonte: PM/SC
fonte: PM/SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário