SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA
O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.
'A polícia vivia um cenário de guerra', diz major que inspirou 'Tropa de Elite'
Declaração foi durante Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) no AP.
Major escreveu os livros 'Elite da Tropa' volumes 1 e 2.
Major André Luiz de Souza
(Foto: Dyepeson Martins/G1)
O major da Polícia Militar do Rio de Janeiro André Luiz de Souza disse durante uma palestra em Macapá nesta segunda-feira (10) que a polícia brasileira vivia 'um cenário de guerra'. A afirmação fez referência aos livros ‘Elite da Tropa', volumes 1 e 2, escritos pelo major em 2006 e 2009, respectivamente. As obras inspiraram os filmes: ‘Tropa de Elite – Missão Dada é Missão Cumprida’, lançado em 2007, e ‘Tropa de Elite 2: o inimigo agora é outro’, de 2010. Os longas-metragens abordam a ação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) no combate ao tráfico de drogas, a violência e a corrupção nas favelas cariocas.
“Quando escrevi o primeiro livro, em 2006, a Polícia Militar vivia um cenário de guerra, que necessitava de políticas públicas de repressão. Hoje o cenário da segurança pública está mudando. (...) É necessário mais políticas educativas que aproximem a comunidade da polícia por meio das Unidades de Policiamento Comunitário [UPCs] dos bairros”, analisou o major.
André Luiz é especialista na área de segurança da Casa Civil do governo do Rio de Janeiro. Durante a palestra, ministrada para militares que participam do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), ele contextualizou as experiências que viveu no Bope com o cenário atual da violência urbana.
André Ramiro interpretou o aspirante André Mathias nos filmes (Foto: Rogerio Resende/Divulgação)
A obra ‘Elite da Tropa 2’ que gerou o filme ‘Tropa de Elite 2: o inimigo agora é outro’, serviu de base para o debate sobre a corrupção da polícia no cenário político brasileiro. "É um assunto a ser discutido e a ser combatido em todos os estados", destacou.
Vivência
Negro e de origem humilde, o aspirante “André Mathias”, interpretado pelo ator André Ramiro, é, segundo o major, o personagem com o qual mais se identificou nos filmes. “Fui consultor dos filmes. (...) ele [personagem] aborda a imagem daquela pessoa que conseguiu vencer as dificuldades e entrar na PM”, observa.
Curso
Ao todo, 39 policiais militares participam do CAO
(Foto: Dyepeson Martins/G1)
No total, 39 capitães da Polícia Militar do Amapá vão ser capacitados a desempenhar cargos de oficial intermediário. O curso terá duração de seis meses e pela primeira vez será ministrado no Amapá.
“Ele visa possibilitar conhecimentos para o capitão de polícia passar a exercer a atividade de gestão, no âmbito da administração militar”, explicou o major Aldinei Almeida, coordenador do CAO no estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário