SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

PC/RJ: Aprovados no concurso de inspetor participam do curso de formação







Mil e duzentos alunos aprovados no último concurso de inspetor de Polícia Civil, estão participando, desde abril deste ano, do curso de formação. Divididos em turmas de 50, os novos agentes estão cursando aulas teóricas e práticas, que somam cerca de 840 horas As aulas são ministradas no estande de tiro no Caju e na Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol).
 
O módulo operacional do curso, que conta com aulas de táticas operacionais, defesa pessoal, educação física, adestramento físico e tiro, além de preparar o futuro agente para diversas situações, também tem como objetivo a integração e interação entre os participantes.
 
Segundo um dos coordenadores dos treinos táticos, o comissário Sérgio Ignácio, os exercícios são de extrema necessidade para a formação do agente. “Os treinamentos tem como objetivo, dar aos operadores de segurança condições para agirem em qualquer situação de perigo iminente. Eles vão poder agir de maneira progressiva e diferenciada, de forma segura”. Como exemplo, os futuros policiais praticaram na pista de progressão, que foi montada com barricadas, o deslocamento seguro em áreas de risco.
 
Ao longo do treinamento, os alunos aprenderam técnicas de defesa, além de realizarem exercícios durante a aula de educação física, que é totalmente voltada para ações policiais. De acordo com um dos coordenadores e instrutores, o inspetor da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), Eduardo Herdy, as turmas estão se esforçando para assimilar o máximo de conteúdo ensinado nas aulas. “É incrível a facilidade com que os alunos adquirem habilidades necessárias para se tornar policiais”.
 
No exercício realizado no estande de tiro, os alunos treinaram técnicas de arma velada, resolução de panes em armamentos e duplo tiro. As aulas de tiro, que contam com 44 horas, ensinam orientações práticas e teóricas de técnicas de manuseio, montagem e desmontagem de armas, além de segurança e balística.
 
Além de capacitar os agentes para trabalhar em uma delegacia, os treinamentos também são importantes para ensinar os alunos a utilizar as armas de forma responsável e correta. “O policial precisa aprender a atirar e manusear os equipamentos, mas acima de tudo a utilizar a arma como ultimo recurso de força, sempre obedecendo às regras de segurança”, explicou o inspetor Wilherme Borges, um dos instrutores de tiro da Acadepol.
 
O módulo operacional totaliza 128 horas e para ingressarem na instituição, os alunos tem que ter 100% de frequência, além de aprovação nas demais disciplinas.

FONTE: http://www.policiacivil.rj.gov.br/exibir.asp?id=17423

Nenhum comentário:

Postar um comentário