Por: Soldado Ezequiel Onedi Debortoli, Em 21/10/2015
Na última semana, nos dias 15 e 16, foi realizado o Exercício de Adestramento Policial Militar (Exapom) com os cadetes do 2º e 4º Curso de Formação de Oficiais (CFO) que estão em formação na Academia de Polícia MIlitar da Trindade, em Florianópolis.
O Exapom tem como finalidade treinar e avaliar o autodomínio, a resistência à fadiga e o conhecimento técnico para tomada de decisão em situações extremas, fazendo com que o cadete exercite capacidades como a liderança, a cooperação, o espírito de grupo e a camaradagem.
O oficial da Polícia Militar de Santa Catarina, durante a execução das suas diversas missões, depara-se constantemente com situações em que as decisões devem ser tomadas em um curtíssimo espaço de tempo, sem possibilidades de erros, pois dessas decisões dependem a segurança de muitas pessoas (policiais militares, população e infratores). Para tanto, serão exigidas do mesmo qualidades como controle emocional, resistência a fadiga e alto conhecimento técnico, motivos que justificam a necessidade da realização do exercício que está previsto nas normas gerais de ensino da Polícia Militar de Santa Catarina.
Durante o exercício os cadetes passaram por várias atividades comuns ao ambiente rural como acondicionamento da mochila para missões na mata, marcha de tropa em média distância, acuidade áudio visual, sobrevivência, técnicas para transposição de curso d’agua, noções sobre hipotermia, operações de busca e rastreamento. Além disso, foram instruídos sobre algumas noções importantes a respeito de ocorrências envolvendo explosivos.
Todas as instruções ocorreram sob a supervisão dos oficiais da APMT e realizadas pelos oficiais e praças do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), unidade conhecida pelo seu alto grau técnico e profissional.
O diretor de Instrução e Ensino (DIE), coronel José Aroldo Schlichting, também acompanhou a realização do exercício, além do comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP, tenente-coronel Renato José de Souza.
O subcomandante da APMT, major Richard Westphal, ressaltou o caráter técnico do Exapom realizado, destacando sua importância para o trabalho policial militar, agradecendo o empenho dos cadetes.
Por fim, o comadante da APMT, tenente-coronel Marcos Vieira, agradeceu o apoio de todos aqueles que voluntariamente auxiliaram na realização do evento de ensino.
fonte: PM/SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário