SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

terça-feira, 21 de junho de 2016

AÇÃO CONJUNTA DOF/ FORÇA TÁTICA, APREENDE MAIS DE 120 QUILOS DE COCAÍNA EM CORUMBÁ.


Dirce Castello de Souza(59), Ralim Clemilton Ribeiro(51), Daniel Castello de Souza(37), Valeria Damiana dos Santos Alves(24) e Alef Rogério Banega dos Santos(18), todos moradores na cidade de Corumbá, foram presos por uma das equipes operacionais do DOF, com apoio das equipes de Força Tática da PM de Corumbá, por tráfico de drogas.

O fato ocorreu no final da tarde dessa sexta-feira(17), por volta das 18 horas durante patrulhamento urbano da equipe do DOF no bairro Cristo Redentor na cidade de Corumbá, sendo vistoriado um veículo Fiat Palio de cor branca que estava com os vidros abertos e em frente a uma residência naquele bairro.

Em seguida foi abordado Daniel que era o proprietário da residência, que estava saindo com um veículo VW Spacefox de cor preta, e devido ao nervosismo apresentado pelo mesmo, foram feitas as buscas no veículo Spacefox e no quintal da residência, sendo solicitado o apoio de policiais da força tática da PM de Corumbá.

Durante as buscas, foram encontradas as pessoas de Ralim e Alef, manuseando dois pneus de caminhão, sendo que um dos pneus ainda não estavam montados e foram encontrados no seu interior vários tabletes de envoltos em uma fita verde, que após uso do narcoteste constatou ser cocaína.

Foram feitas buscas no interior da casa, onde a senhora Valeria, esposa de Daniel, disse não saber de nada que estava acontecendo, porem sendo encontrado no cesto de lixo do banheiro da casa, 15 tabletes envoltos e uma fita verde, apontando positivamente para cocaína.

Daniel confessou que foi contratado por um boliviano para esconder a droga nos pneus, recebendo a quantia de 3mil reais pelo serviço.


Quando foi realizada a detenção de todas as pessoas envolvidas no tráfico e estava sendo dado o encaminhamento para delegacia, a senhora Dirce, que é mãe de Daniel, solicito que o veículo palio não fosse apreendido, pois era de sua propriedade. Os policiais desconfiaram da versão dada por Dirce e em vistoria ao veículo palio, foi encontrada a documentação da senhora Dirce, que não soube explicar o que sua documentação fazia no carro, sendo posteriormente constatado que a mesma teria 3 passagens por tráfico de drogas na região.

A droga apreendida totalizou a 120,5 quilos de cocaína, que foi encaminhada juntamente com os 5 acusados de tráfico até a delegacia de Polícia Federal de Corumbá/MS.

fonte: http://www.dof.ms.gov.br/?p=1118

Apoio Tático da GM de Jundiaí localiza o autor dos disparos durante a tentativa de assalto a lotérica





A Guarda Municipal de Jundiaí através da sua equipe do Apoio Tático deteve o autor dos disparos durante a tentativa de assalto a uma casa lotérica na vila Hortolândia no último dia 10 de junho.

Na ocasião, dois homens , sendo que um ficou do lado de fora e outro dentro do estabelecimento tentaram levar o dinheiro do caixa da lotérica. Como não conseguiu o acesso onde estava os valores, efetuou alguns disparos e em seguida ambos fugiram em uma moto Falcon. Ninguém ficou ferido.

O indivíduo que estava na cobertura foi localizado por guardas horas mais tarde a tentativa do assalto no bairro Almerinda Chaves em sua moto.

Hoje a tarde,( 18) Antônio Alves Nascimento Filho de 28 anos, vulgo “Jacaré” foi reconhecido pelo policial civil do 2º DP Paulinho, que estava caminhando pela Av Nove de Julho. Os guardas do Apoio Tático De Paula, Edval, Pontes e Albanez foram até o local e detiveram Antônio que não ofereceu reação.

Ele confessou aos guardas e ao policial civil que foi o autor dos disparos na casa lotérica e que a arma estava escondida em um conjunto habitacional no bairro Jardim Novo Horizonte.

Os guardas foram até o apartamento de sua ex-mulher no bairro e localizaram a pistola sem numeração com cinco munições.

Com a prisão temporária decretada, Antônio foi preso por porte ilegal de arma de fogo e tentativa de latrocínio.

Ele foi recolhido até o Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista. A arma foi apreendida pela autoridade policial.

texto e foto Luciano Guerino
fonte: https://www.facebook.com/Guarda-Municipal-De-Jundia%C3%AD-Atendimento-de-Ocorr%C3%AAncias-1398033750522262/?fref=ts

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Aumenta conflito entre narcotraficantes na fronteira Brasil-Paraguai

Carro do empresário Jorge Rafaat Toumani, após ser atingido por disparos de armas

O conflito pelo controle do tráfico de drogas na fronteira entre Brasil e Paraguai atingiu seu auge nesta semana, com o assassinato por criminosos brasileiros do empresário e suposto chefe da maior quadrilha de Pedro Juan Caballero, Jorge Rafaat Toumani.

"A maioria dos suspeitos do atentado [a Rafaat] são brasileiros", disse o promotor Justiniano Cardozo à BBC Brasil. Ele é o líder de uma força-tarefa do Ministério Público do Paraguai que investiga o atentado.

A BBC Brasil apurou com autoridades do Paraguai e do Brasil que uma das principais linhas de investigação é que o atentado tenha sido cometido por membros do PCC (Primeiro Comando da Capital), facção originária de São Paulo, mas que hoje tem ramificações em todo o Brasil. Também há suspeitas de que o grupo tenha agido em conjunto com membros da facção criminosa carioca CV (Comando Vermelho) e de um grupo de criminosos paraguaios.

Policiais brasileiros que trabalham na região e preferiram não se identificar disseram que a tensão na fronteira entre Pedro Juan Caballero (Paraguai) e Ponta Porã (Brasil) já estava crescendo nos últimos meses. "Estão acontecendo cinco ou seis mortes por semana, a maioria por causa do narcotráfico", afirmou um deles.

Mas o assassinato de Rafaat, na última quarta-feira (15), pode ter quebrado o equilíbrio de poder entre criminosos na região. Com ascendência árabe e nacionalidade brasileira, o empresário comandava há muitos anos uma rede de negócios e lojas em Pedro Juan Caballero. Segundo a imprensa do Paraguai, ele comandaria também o tráfico de drogas na região, mas não teria sido preso por falta de provas. No Brasil, Rafaat havia sido condenado a mais de 40 anos de prisão por atividades relacionadas ao tráfico de drogas.

Arma de guerra

Seu assassinato foi uma das ações armadas mais violentas dos últimos anos no Paraguai. Rafaat se deslocava pelo centro de Pedro Juan Caballero em um veículo Hummer blindado e era escoltado por dois carros repletos de seguranças armados com pistolas, submetralhadoras e fuzis. Em certo momento, sem explicação alguma, o veículo se adiantou ao comboio e acabou sendo emparelhado por criminosos brasileiros que estavam em uma caminhonete branca, do tipo SUV.

No interior desse carro havia sido montada uma metralhadora pesada Browning de calibre 0.50, uma arma de guerra de alto poder de fogo, que em operações militares normalmente é acoplada a blindados de transporte de tropas ou usada na defesa contra aeronaves.

A caminhonete então se posicionou à frente do carro de Rafaat e fez uma série de disparos a curta distância, que facilmente romperam a blindagem do veículo da vítima. O empresário morreu quase instantaneamente. Em seguida, houve uma intensa troca de tiros entre atacantes e seguranças.

Segundo o Ministério Público do Paraguai, o suposto atirador da metralhadora se feriu e foi preso. Ele é brasileiro e seria ex-militar e integrante de uma facção criminosa que opera no Brasil.

Nas horas que se seguiram ao atentado, ao menos duas lojas que pertenciam a Rafaat foram destruídas com bombas incendiárias. Além do atirador, outras oito pessoas foram presas, a maioria seguranças de Rafaat.

A técnica utilizada contra o comboio, usando uma metralhadora montada sobre uma caminhonete, já foi empregada em diversas ocasiões por membros do PCC no Brasil, especialmente no interior de São Paulo, mas para atacar veículos de transporte de valores. Picapes transportando o armamento de guerra se posicionam à frente de carros-forte em rodovias. Os criminosos então fazem perfurações a tiros nos blindados para forçar sua parada.

Luta pelo poder

O PCC está presente em cidades de fronteira em Mato Grosso do Sul e no Paraná há anos, mas não controlava o narcotráfico em Pedro Juan Caballero, segundo a pesquisadora Camila Nunes Dias, do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do ABC. Ela é autora do projeto de pesquisa "Articulações, Conexões e Dinâmicas das Redes de Comércio de Drogas Ilícitas na Fonteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai".

"É difícil captar o padrão de atuação das facções na região, mas é possível dizer que o PCC já disputava o controle do território [de Pedro Juan Cavallero] há quatro ou cinco anos", disse ela. A facção teria supostamente realizado atentados frustrados contra Rafaat no passado.

Segundo a pesquisadora, toda a região era controlada por famílias tradicionais e ricas, que administravam estabelecimentos comerciais e também lidavam com o comércio de produtos ilícitos e entorpecentes. Dias disse que o conflito pode perdurar durante mais algum tempo, pois a tendência é que forças ligadas a Rafaat tentem reagir. Enquanto os criminosos brasileiros não forem repelidos ou conseguirem se estabelecer completamente, a violência deve continuar.

Impacto no Brasil

Por enquanto, o clima de medo é realidade em Pedro Juan Caballero, e aumenta a sensação de insegurança na cidade brasileira vizinha, Ponta Porã. A elevação da tensão é confirmada pelo vice-presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Mato Grosso do Sul, Carlos César Meireles da Silva. Ele disse que falta estrutura na delegacia de Ponta Porã, que fica a 100 metros da fronteira.

"Com os armamentos que eles [criminosos] têm, metralhadoras calibre 0.50 ou 0.30, poderiam nos atingir sem sair do Paraguai. Seria uma catástrofe se tentassem atacar a gente", afirmou.

Silva disse que há uma grande rotatividade de policiais na região, a maioria não fica mais de dois anos, porque faltariam incentivos e estrutura para que eles se fixem na fronteira.

A assessoria de imprensa da Polícia Federal foi procurada pela BBC Brasil para comentar sobre as estratégias de combate ao tráfico na região. O órgão respondeu apenas que acompanha o caso de Rafaat por meio de sua adidância (representação) em Assunção.

"A princípio trata-se de conflito entre organizações criminosas naquele país, razão pela qual não deve haver instauração de investigação no Brasil", disse a nota, confirmando também que Rafaat havia sido condenado no Brasil.

Comando Vermelho

Uma hipótese levantada por investigadores paraguaios, segundo o jornal "ABC Color", é que o brasileiro que operou a metralhadora no ataque seria integrante da facção Comando Vermelho, do Rio de Janeiro. 

Segundo a pesquisadora Camila Dias, se isso se confirmar e a investigação provar que membros do PCC e do CV agiram juntos, o crime pode ser interpretado como um sinal de intensificação da parceria entre as duas facções. Nos dias atuais, afirma ela, o PCC está mais forte que o CV, que, além da repressão policial, enfrentaria muita resistência de facções rivais e de milicianos no Rio de Janeiro. Mas teria criminosos mais experientes no manejo de armas pesadas, como a metralhadora usada em Pedro Juan Caballero.

Rota das drogas

Segundo integrantes da polícia e do Ministério Público brasileiros especializados em investigações sobre facções criminosas, Pedro Juan Caballero é uma das cidades estratégicas da fronteira que estão inseridas na principal rota de tráfico de cocaína que envolve o Brasil. Essa rota consiste em grupos criminosos comprarem cocaína produzida em países produtores, como Bolívia e Peru, e a levarem para São Paulo e Rio de Janeiro.

Depois de sair da Bolívia, a rota da cocaína passa pelo Paraguai e entra no Brasil, especialmente pelos Estados de Mato Grosso do Sul e Paraná. Segue então por cidades do oeste paulista até chegar a São Paulo e Rio de Janeiro. O transporte é feito tanto em pequenos aviões como em fundos falsos em carros e em meio a cargas de caminhões.

A parte brasileira da rota é controlada majoritariamente pelo PCC. Mas a facção também tem representantes dentro do Paraguai, Bolívia e Peru que negociam a droga com intermediários e produtores.

Segundo relatório da UNODC, a agência da ONU de combate a drogas e crime, depois de chegar a São Paulo e ao Rio de Janeiro, parte dessa cocaína é vendida no Brasil.
Outra parte da droga é enviada à África e à Europa por quadrilhas internacionais. Ela é levada em pequenas quantidades com "mulas do tráfico" (pessoas contratadas para levar o entorpecente no corpo ou na bagagem, embarcando em voos comerciais) ou em grandes quantidades em meio a cargas de navios.

Autoridades paraguaias e brasileiras devem tentar esclarecer nos próximos dias mais detalhes sobre a morte de Rafaat e os responsáveis pelo crime.

FONTE: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2016/06/17/aumenta-conflito-entre-narcotraficantes-na-fronteira-brasil-paraguai.htm

Shooting full auto UZI

FT: Flagrante de tráfico de drogas.



Na noite de ontem, a Equipe do Tático 80 em patrulhamento pelo bairro Guapurá - Itanhaém/SP obteve êxito na prisão de três indivíduos e certa quantidade de maconha, crack, cocaína e dinheiro. Ocorrência conduzida ao plantão policial, onde todos os criminosos permaneceram presos a disposição da Justiça.

FONTE: https://www.facebook.com/forcataticaitanhaem/photos/a.494720170622512.1073741829.494706947290501/1058113180949872/?type=3&theater
Tático Coral - Litoral Sul

"Rei da Fronteira" e condenado no Brasil, Rafaat é executado no Paraguai


"Rei da Fronteira" e condenado no Brasil, Rafaat é executado no Paraguai

O empresário e narcotraficante Jorge Rafaat Toumani foi executado com vários disparos após cair em uma emboscada no início da noite desta quarta-feira (15), em Pedro Juan Caballero - cidade que faz fronteira com a brasileira Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande. Rafaat foi condenado em 2014 por tráfico pelo juiz federal Odilon de Oliveira.

Informações do jornal paraguaio ABC Color apontam que a execução ocorreu em uma rua do Centro de Pedro Juan, perto do mercado municipal da cidade. Rafaat seguia em uma Hammer blindada, porém, o veículo não suportou o calibre das munições usadas e ele acabou sendo atingido e morto no local.

Seguranças que o acompanhavam reagiram, fazendo com que houvesse intenso tiroteio na região. Ainda não há número oficial de mortos e feridos, nem detalhes como ocorreu o crime que, por enquanto, acredita-se estar relacionado a disputa pelo controle do tráfico na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
Equipes da Polícia Nacional do Paraguai estão no local. O ABC Color afirma que pelo menos sete pessoas foram feridas, entre elas um agente policial. Além da Hammer de Rafaat, um outro carro também ficou destruído com os disparos. Várias armas de grosso calibre e restritas às forças armadas foram apreendidas.
Condenação - Conhecido também por organizar promoções para compras em Pedro Juan - inclusive, com congelamento da cotação do dólar -, Jorge Rafaat foi condenado por Odilon, juiz da 3ª Vara Federal de Ponta Porã, em 30 de abril de 2014, quando além dele, outros sete traficantes da fronteira foram sentenciados.

Rafaat foi condenado a várias penas que, somadas, totalizam 47 anos de prisão em regime fechado, além de multa de R$ 403,8 mil. O irmão dele, Joseph Rafaat Toumani, também foi condenado a pena de 15 anos de prisão e multa de R$ 83,2 mil. Aviões, veículos, fazendas e outros imóveis também foram sequestrados pela Justiça Federal.
-------------------------------

Polícia Civil prende 4 homens por tráfico no Guarujá/SP


Policiais civis da Delegacia de Polícia de Investigações Gerais de Santos (Deinter 6) prenderam 4 homens por tráfico, na praia de Santa Cruz dos Navegantes, no Guarujá, na manhã de hoje (16/6).

A equipe que investigava o tráfico de drogas na região localizou um imóvel apontado como centro de armazenamento e distribuição de entorpecentes.

Munidos do mandado de busca e apreensão, os policiais adentraram ao imóvel e em um dos cômodos localizaram numa mochila 50 pedras de crack, 25 porções de maconha, um revólver calibre 38 e uma pistola .40.

Também foram localizados diversos documentos, dentre eles o documento de um barco, que após averiguação, constatou-se ser produto de roubo em Cubatão, também na Baixada Santista.

O quarteto que se encontrava no local foi preso em flagrante por tráfico de drogas, associação criminosa e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.

A vítima do roubo do barco foi contatada para possível reconhecimento.

Fonte e fotos: Deinter 6
Comunicação Social da Polícia Civil de SP - APCS/DGPAd– eov (c)

Sesp deflagra operação integrada contra a criminalidade na Grande Cuiabá

Lidiana Cuiabano | Sesp-MT 
LenineMartins/Sesp-MT

Uma operação integrada preventiva irá reforçar a Segurança Pública em toda a região metropolitana de Cuiabá neste final de semana. Nas ruas, mais de 450 policiais militares e 150 viaturas farão ações de saturação, com blitzes, checagens e bloqueios, para coibir a prática de crimes. As ações serão simultâneas em avenidas, além de entradas e saídas de bairros. A operação terá início nesta sexta-feira (17) à noite. 

Forças especializadas como batalhões de Operações Especiais, Rotam, Trânsito e o Ciopaer vão compor esse efetivo. As equipes da Força Tática e do Comando de Ação Rápida (CAR) também vão participar das ações. 

“As ações serão realizadas nos bairros com maior incidência de ocorrência criminal”, informou o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, Rhaygino Setúbal.

Policiais civis estarão de plantão nas delegacias. Unidades especializadas da PJC, como a Gerência de Operações Especiais (GOE), Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Delegacia Fazendária, Delegacia do Meio Ambiente e a Especializada de Entorpecentes vão dar apoio à operação. 

Como parte da ação preventiva, vistorias a estabelecimentos comerciais também serão realizadas por militares do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas, essa é mais uma das grandes ações da Segurança Pública com objetivo de proporcionar maior sensação de segurança à população.

“É uma ação preventiva que já está deflagrada, com integração de todas as instituições de Segurança Pública, participação das forças especializadas e dos setores de Inteligência”, reforçou Rogers.

Assessoria de Comunicação Social
www.pjc.mt.gov.br

Operação do COE no Jacaré/RJ


Operação do COE no Jacaré

COE prende chefe do tráfico do Jacaré

O Comando de Operações Especiais (COE) _ através do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e do Batalhão de Ação com Cães (BAC) _ prendeu, nesta quinta-feira (16/6), o chefe do tráfico do Jacaré durante operação de repressão a atividades ilícitas na comunidade. Luiz Augusto Roque de Melo Filho é acusado de diversos crimes, entre eles participação no resgate ao traficante DG na 25ªDP. A ação foi iniciada nesta madrugada e, logo no começo, suspeitos armados atiraram contra as equipes e houve confronto. O BAC apreendeu grande quantidade de drogas escondidas em um fundo falso de uma casa na comunidade.

Balanço do material apreendido:

CHOQUE: 

PRESO
Luiz Augusto Roque de Melo Filho.
Função no tráfico: 01 (“Frente”) do Tráfico no Jacaré – Assumiu o posto após as prisões dos antigos Chefes os Traficantes Chico Bento e Fred no dia 22ABR por Equipes do próprio CHOQUE.

O mesmo é acusado de diversos crimes entre eles associação criminosa relativo a participação em Julho de 2012 do Resgate ao traficante DG na 25°DP. Conforme o site procurados


ENTORPECENTES

– 8 Tablete de maconha
– 1kg de Pasta Base de Cocaína
– 703 sacolés de Crack
– 674 Pinos de Cocaína
– 225 sacolés de Maconha
– 50 Trouxinhas de Skank
– 18 frascos de Loló
– 01 rádio transmissor

BAC

ENTORPECENTES
-194 tabletes grandes de maconha de aproximadamente 1,5 kg
-1.050 trouxinhas de maconha
-2.742 pinos pequenos de cocaína
-2 sacos de cocaína com aproximadamente 100g
-1.258 frascos de loló
-1 pistola calibre 9 mm com numeração suprimida
-1 carregador da referida pistola
-17 munições calibre 9 mm

A operação não teve feridos e as apreensões foram conduzidas para a 21ª DP e Cidade da Polícia.

FONTE: PMERJ

PRF prende homem com 824 quilos de maconha, carro roubado e carteira cassada









A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 823,7 quilos de maconha nesta quarta-feira (15) em Balsa Nova, na região metropolitana de Curitiba.

A droga era transportada em uma caminhonete Toyota Hilux. O motorista, de 36 anos de idade, foi preso em flagrante.

Por volta de 11h30 da manhã, ele desobedeceu a ordem de parada dos policiais rodoviários federais, na BR 277, em frente à Unidade Operacional São Luiz do Purunã.

Seguido ao longo de quatro quilômetros por uma equipe da PRF, ele tentou fugir em alta velocidade e pela contramão, colocando em risco os demais usuários da rodovia.

A droga estava acondicionada em 657 tabletes, na carroceria e sobre os bancos do veículo.

Com placas clonadas, a caminhonete havia sido roubada último dia 16 de maio, em Porto Alegre (RS).

O motorista preso estava ainda com a carteira nacional de habilitação cassada.

Preso pelos crimes de tráfico de drogas, receptação de veículo roubado e dirigir sem habilitação gerando risco de dano, o homem disse ter ido buscar a droga em São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná.

A PRF encaminhou o homem preso, a droga apreendida e o veículo recuperado para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

fonte: PRF

Guardas Municipais de Jundiaí detém indivíduo com drogas no jardim Tamoio



Na noite de terça – feira (14), os guardas do Apoio Tático Julio, Gabriel, Vidoi e Magalhães em patrulhamento comunitário pela rua Tatuí, jardim Tamoio, se deparou com dois indivíduos suspeitos que ao perceberem a aproximação da equipe empreenderam fuga sendo que um individuo foi detido e o outro conseguiu fugir.

Na abordagem o individuo foi identificado como Felipe Santos Reis, 21 anos, morador do bairro, em revista foram localizados 41 tubetes de cocaína e R$ 80,00.

A ocorrência foi apresentada no Plantão Policial onde a autoridade determinou elaboração de boletim de ocorrência de tráfico de entorpecentes.

Felipe após ser ouvido foi encaminhado ao Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista.

As drogas e o dinheiro foram apreendidos.

Guarda Municipal de Jundiaí atua dentro da sua competência e atribuição, na fiscalização e proteção de bens, serviços e instalações do município, objetivando com isso a prevenção primária da violência e da criminalidade. Também auxilia à Policia Militar e a Polícia Civil de forma supletiva, no policiamento ostensivo para a manutenção da ordem pública.

A Guarda Municipal de Jundiaí está à disposição da população através dos telefones 153 e 4492-9060.

texto Darlei Antonio e foto GMJ
fonte: https://www.facebook.com/Guarda-Municipal-De-Jundia%C3%AD-Atendimento-de-Ocorr%C3%AAncias-1398033750522262/?fref=ts

terça-feira, 14 de junho de 2016

PPT de Tubarão/SC passa por instrução de ''Close Quarter Battle''


Por: Soldado Roger Gonçalves Cardoso, Em 14/06/2016

O Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Tubarão, concluiu nesta semana a instrução de “Close Quarter Battle” (CQB), ministrado pelo major Dante da Costa Chierighini e o cabo Raul da Silva Machado. Os policiais exploraram técnicas de varreduras, passagem pela porta e entradas coberta e dinâmica.

A Polícia Militar busca constantemente o aperfeiçoamento técnico, para poder melhor cumprir seu papel diante da sociedade, minimizando o máximo possível a possibilidade de falhas.

Foto: divulgação 5º BPM
PM/SC

1911 - Kimber - Tactical Handgun Training

DISE SBC: Dupla é presa com mais de 3 T de maconha no Guarujá


A Polícia Civil prendeu dois homens, de 35 e 32 anos, por tráfico de drogas na tarde desse domingo (12). A prisão aconteceu na avenida Eduardo Gomes, Vicente de Carvalho, no Guarujá. Os dois foram flagrados com 3.152 kg de maconha, embalados em 3.282 tijolos.

Policiais civis da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de São Bernardo do Campo investigavam os suspeitos há três meses por tráfico na região do ABC paulista. As investigações começaram depois de uma apreensão de 500 kg de maconha.

Segundo os policiais, a droga vinha do Paraguai e seria distribuída em Campinas, Americana, Suzano, Diadema, São Bernardo do Campo e São Paulo.

Além do entorpecente, foram apreendidos também três caminhões, um deles com placas de Poá, na Grande São Paulo, e os outros dois com placas de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.

Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

PC/DF: Homens são presos com drogas e arma



Três homens foram presos pela Polícia Civil, em Santa Maria/DF, com cocaína, balança de precisão, uma pistola Glock 9mm, munições e coletes balísticos. A ação ocorreu após uma semana de monitoramento, realizado pela 26ª DP. 

O trio é de Valparaíso II/Goiás e veio ao DF vender drogas. Eles foram abordados em via pública e estavam com 250 gramas de cocaína.

No telefone celular de um deles, os policiais civis encontram várias mensagens com intensas negociações de drogas e armas.

Os investigados foram autuados por associação criminosa, tráfico de drogas, porte ilegal de armas de uso restrito e posse ilegal de munições.

Divisão de Comunicação/DGPC
PC/DF

Polícia Civil prende homem que vendia drogas na Consolação



A Polícia Civil, através de uma equipe do Grupo de Operações Especiais (GOE), do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap) prendeu, na madrugada de domingo (12/6), um homem que comercializava drogas, na Rua Costa, no bairro da Consolação, região central de São Paulo. 

Durante as investigações, os agentes perceberam que o rapaz, de 19 anos, entrava e saía de um prédio, carregando pequenos embrulhos. 

Com a ajuda da sogra do suspeito, que também mora no local, os policiais adentraram no imóvel e lá encontraram 67 porções de cocaína e 10 de maconha.

O rapaz foi preso em flagrante e confessou o crime. Ele ainda entregou aos policiais civis R$120 em dinheiro e uma balança utilizada para pesar as drogas, que foram encaminhadas à perícia.

O caso foi registrado no 78º Distrito Policial (Jardins). 


Fonte: Assessoria de Imprensa da SSP, com adaptações- ocn (s)
Comunicação Social da Polícia Civil de SP - APCS/DGPAd

GUARDA CIVIL DE SOROCABA APREENDE ADOLESCENTE POR TRÁFICO







Na tarde desta segunda-feira (13), um adolescente de 13 anos foi apreendido por tráfico de entorpecentes no Jardim Baronesa.

A Ronda Municipal – ROMU da GCM Sorocaba executava o patrulhamento preventivo com vistas aos próprios municipais pelo bairro Jardim Baronesa, quando acessou a Rua Benedicto Cirino da Silva Filho e avistou um adolescente sentado na calçada da via demonstrando bastante nervosismo com a presença da viatura pelo local, momento este que durante busca pessoal ao mesmo foi localizada uma pochete contendo em seu interior 12 flaconetes de cocaína, 32 porções de maconha, 163 flaconetes de crack e a quantia de R$ 25,00 em dinheiro. Um fato chamou a atenção dos policiais durante a ocorrência, na via perpendicular ao local dos fatos (rua Nestor Moyses) foi aberta uma valeta por traficantes para retardar e dificultar a chegada das equipes policiais. Diante dos fatos, o adolescente foi apresentado à Autoridade Policial de Plantão no D. P. P. Norte que apreendeu toda a droga, registrou a ocorrência como Ato Infracional de Tráfico de Entorpecentes e liberou o menor aos cuidados do responsável mediante compromisso.

fonte: https://www.facebook.com/profile.php?id=100008738051320&fref=ts
Romu Sorocaba Ronda Municipal

domingo, 12 de junho de 2016

Shotgun Operator | Polenar Tactical



E VOCÊ ESTARIA PREPARADO?

MUITO BOM O VÍDEO!

PRF PRENDE CASAL NA DUTRA QUE TRANSPORTAVA ARMAS E MUNIÇÕES









Um casal foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), suspeito de tráfico de armas, após ser flagrado transportando diversas pistolas, carregadores e munições, em uma blitz na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Seropédica, na Região Metropolitana do Rio, na madrugada de quarta-feira (8).

Os policiais abordavam suspeitos na pista sentido Rio, na altura do pedágio, quando resolveram parar um casal que vinha num carro prata. O motorista, de 36 anos, não soube explicar o motivo da viagem e entrou em contradição algumas vezes, aumentando a desconfiança dos policiais. Então, a equipe da PRF iniciou uma revista mais detalhada no interior do automóvel.

Em um compartimento do veículo, foram encontradas cinco pistolas, dez carregadores e 50 munições, de uso restrito. Todas as armas eram de fabricação austríaca e de calibres restritos, como .45 e 9mm. O homem confessou aos policiais que entregaria as armas em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal, na Praça Mauá.

FONTE: PRF
https://www.facebook.com/prf191/?fref=ts

Guarda Municipal de Jundiaí/SP após denúncia localiza Furgão com placas clonadas, envolvido em roubos de carga







Na manhã desta terça-feira (07), após denúncia pelo telefone 153 da Guarda Municipal, sobre um veículo suspeito com dois indivíduos no interior, parado pela rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, bairro do Medeiros, a equipe do Apoio Tático com os Guardas Edison, Paulo, Fonseca e Saulo foram atender a ocorrência.

No local a equipe localizou o Mercedes-Benz Sprinter Furgão, cor branca, que se encontrava aberta com a chave no contato e uma bolsa com diversas ferramentas e um módulo automotivo.

Em pesquisa pelas placas no Sistema INFOSEG (Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização), nada foi constado, em uma nova pesquisa pelo chassis constou que a Sprinter é produto de roubo, no dia 23 de março por Jundiaí.

A ocorrência foi encaminhada para DIG - Delegacia de Investigações Gerais de Jundiaí, onde os investigadores da Apolo 5, já estavam investigando o envolvimento do veículo em outras ocorrências de roubo a carga.

O veiculo foi devolvido ao seu proprietário, as ferramentas e o módulo foram apreendidos.

Ninguém foi detido.

Guarda Municipal de Jundiaí atua dentro da sua competência e atribuição, na fiscalização e proteção de bens, serviços e instalações do município, objetivando com isso a prevenção primária da violência e da criminalidade. Também auxilia à Policia Militar e a Polícia Civil de forma supletiva, no policiamento ostensivo para a manutenção da ordem pública.

A Guarda Municipal de Jundiaí está à disposição da população através dos telefones 153 e 4492-9060.

texto e foto Darlei Antonio
FONTE: GMJ
https://www.facebook.com/Guarda-Municipal-De-Jundia%C3%AD-Atendimento-de-Ocorr%C3%AAncias-1398033750522262/?fref=ts

Polícia Civil/SP encontra quase uma tonelada de cocaína com quadrilha em Guarulhos

Por Jovem Pan
fonte: NIVALDO LIMA/Estadão Cocaína
Polícia prende quadrilha e apreende 960 quilos de entorpecente escondidos em carroceria

A Polícia Civil deteve uma quadrilha de traficantes e apreendeu quase uma tonelada de cocaína em Guarulhos, na Grande São Paulo. A prisão foi realizada no início da noite desta sexta-feira (03) por investigadores do Núcleo de Roubo de Cargas do município. 

Após um flagrante de roubo de cargas, os agentes foram até a região do bairro dos Pimentas em busca de outros integrantes do bando já detido. Em meio às diligências, eles suspeitaram de um pequeno caminhão Hyundai, modelo HR, branco, que saiu de um galpão aparentemente abandonado.

A equipe, que ocupava uma viatura descaracterizada, decidiu seguir o veículo, até que o motorista parou em um restaurante, na Rodovia Presidente Dutra. Foi quando surgiu um Ford Fusion, e o motorista desceu para conversar com os ocupantes do utilitário. Os investigadores decidiram abordar os suspeitos, que se atrapalharam na hora de explicar o que faziam ali e no galpão de onde saíram.
FOTO: guarulhosweb

Em revista ao caminhão, os policiais encontraram, em um compartimento sob a carroceria, diversos tabletes de cocaína. Mas a maior parte da droga foi encontrada no galpão de onde saiu o veículo, totalizando cerca de 960 quilos do entorpecente.

Os quatro integrantes do bando, todos maiores de idade, foram detidos e autuados em flagrante pelo delegado Fúlvio Mecca, titular do Núcleo de Roubo de Cargas de Guarulhos, por organização criminosa e tráfico de drogas.

Informações do repórter Jovem Pan Paulo Edson Fiore
fonte: http://jovempan.uol.com.br/noticias/brasil/policia/policia-encontra-quase-uma-tonelada-de-cocaina-com-quadrilha-em-guarulhos.html

Dez pessoas são presas suspeitas de participar de ataques criminosos em Mato Grosso


Rodrigo Vargas | Sesp-MT 

Uma operação integrada assegurou pronta resposta à sequência de ataques criminosos que atingiu diversos pontos da região metropolitana de Cuiabá na noite desta sexta-feira (11.06).

Todas as unidades especializadas foram mobilizadas. Mais de 100 viaturas percorreram as ruas e avenidas de Cuiabá e Várzea Grande, com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). A operação ainda segue em andamento.

Setores de inteligência das forças de segurança trabalharam em conjunto durante toda a noite para identificar possíveis ameaças. Na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) foi montado um gabinete de crise.

"Todas as medidas necessárias foram adotadas. Colocamos força total, todo o reforço possível nas ruas, para inibir ações criminosas e trazer tranquilidade à população", assegurou o secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas. 

Até a meia-noite, 10 suspeitos haviam sido presos. Entre eles, um detento da Penitenciária Central do Estado (PCE), Reginaldo Aparecido de Brito, o "RG", apontado como o mentor da onda de ataques.

"Temos indicações seguras de que ele é a liderança que determinou os ataques, de dentro da unidade prisional. Nós estamos apurando qual o formato de comunicação empregado, que certamente não foi único", disse.

Outro preso foi Fabiano Halailthon Rodrigues Souza, o "Peruca". Ele é suspeito de participação no incêndio a um ônibus no ponto final do bairro Pedra 90.

"Nós estamos investigando todas as causas que levaram a isso. Temos algumas informações que estão sendo tratadas em âmbito de inteligência policial, já prendemos algumas pessoas e outras serão presas", afirmou o secretário.

Investigação

Desde a noite de sexta-feira (10.06), as forças de segurança pública seguem em investigação após os três ataques a ônibus registrados em Cuiabá e Várzea Grande. O reforço policial nas duas cidades se estenderá durante todo o final de semana.

A polícia investiga se os ataques seriam uma retaliação às consequências da greve dos agentes do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen-MT), que provocou a interrupção das visitas nos presídios e do banho de sol dos detentos.

A paralisação da classe se deve ao pagamento da Revisão Geral Anual (RGA). Na tarde de ontem, o Governo do Estado apresentou nova proposta, em que pagará os 6% já apresentados, divididos em três parcelas de 2% em setembro, janeiro e março. Considerou-se também na proposta pagar o retroativo à data base, que é maio. Neste caso, os valores residuais serão quitados nos meses de maio, junho e julho de 2017. 

Mesmo com a ilegalidade da greve, decretada pelo desembargador Alberto Ferreira de Souza no dia 03 de junho, sob pena de multa diária de R$ 100 mil, a categoria não interrompeu a paralisação.

Assessoria de Comunicação Social
www.pjc.mt.gov.br
asscom@pjc.mt.gov.br
(65) 3613-5673

Polícia Civil de Rancharia prende traficante



Policiais civis de Rancharia (Deinter-8/Presidente Prudente) prenderam, nessa quinta-feira (9/6), um homem por tráfico de drogas.

Os policiais cumpriram mandado de prisão, expedido em desfavor de um dos suspeitos de praticar o tráfico de drogas no município. Na residência do investigado, foram apreendidos 2 revólveres calibre 38, munições, 40 gramas de maconha, 2 veículos, 2 celulares e R$ 4.876,00.

O homem, de 23 anos, responderá por tráfico de drogas, posse de arma de fogo e associação criminosa. 


Fonte e foto: Deinter-8 rsn (c)
Comunicação Social da Polícia Civil de SP - APCS/DGPAd

Polícia Civil/SC deflagra Operação “Iris” em SC e RN


Florianópolis/Mossoró – A Polícia Civil, por meio da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), na última terça-feira, 7, desencadeou a "Operação Íris", que visou combater o avanço da facção criminosa PGC em solo catarinense. Foram expedidos pela Justiça de Santa Catarina: 15 Mandados de Prisão Preventiva e 10 Mandados de Busca e Apreensão. As ordens judiciais foram cumpridas em Santa Catarina, nas cidades de São José, Palhoça e Florianópolis, além de três prisões e duas buscas na cidade de Mossoró-RN e uma condução coercitiva. Na capital, os mandados foram cumpridos nos bairros Costeira, Monte Cristo, Morro do Horácio, Jurerê e Ingleses.

As medidas judiciais na cidade de Mossoró/RN foram exercidas por uma equipe da DEIC-SC com apoio da Polícia Civil do Rio Grande do Norte e do Ceará. Além disso, todas as divisões da DEIC (LAB-LD, DCCPP, DRAS, DD, DENARC e DFRV) participaram das ações em SC, sem contar a Delegacia de Repressão a Roubos (DRR) da Capital e a Delegacia de Combate às Drogas também da capital (DECOD). 12 pessoas foram detidas no transcorrer da Operação, sendo 4 homens e 8 mulheres, restando foragidos apenas 3 indivíduos.

Um dos indiciados possui participação no homicídio da agente prisional que era esposa do ex-diretor da Penitenciária de São Pedro de Alcântara, crime que ocorreu em 2012 e foi atribuído à uma facção criminosa atuante no Estado. Foram apreendidos aparelhos celulares, computadores, documentos relacionados à facção e uma pistola 7.65.

Balanço

Numa primeira fase da operação, ocorrida em maio de 2015, foram cumpridas buscas e apreensões em Florianópolis/SC e Mossoró/RN. De posse do material apreendido, no transcorrer dos trabalhos investigativos ficou evidente o esquema criminoso patrocinado pela facção para prosseguir com a comunicação entre membros, mesmo que estes estejam presos em unidades federais fora de Santa Catarina, sendo que, para subsidiar tal logística, a facção faz uso da arrecadação do dízimo de seus membros criminosos através, principalmente, do tráfico de drogas e assaltos.

A organização definiu que para acompanhar com maior atenção seus membros que fossem transferidos para Penitenciárias Federais, iriam mandar algumas esposas destes reclusos para Mossoró/RN para que o canal de comunicação não fosse interrompido. A facção, através do chamado "apoio", patrocinava as passagens aéreas, os aluguéis de imóveis, alimentação, pagava contas de água, táxi, luz e telefone, chegando até a mobiliar as habitações alugadas para que as "cunhadas" (esposas e parentes de presos faccionados) pudessem exercer suas funções dentro da facção e servir como elo de comunicação entre seus maridos e a porção de faccionados que ainda continuam em solo catarinense.

Assim, a cadeia de comunicação da facção criminosa era perpetuada, tentando não perder o vínculo entre seus membros e usando dinheiro proveniente de crimes para fomentarem a manutenção e evolução contínua.
Com a criação da DRACO/DEIC na gestão do Dr. Laurito Akira Sato, buscou-se enfraquecer a atuação das facções criminosas e este trabalho especializado, conjugado com a constante troca de informações entre as demais Unidades e órgãos de Inteligências da Polícia Civil (DIPC) e SSP (DINI), resultou na desestruturação das facções identificadas que possuem membros no estado.

A operação foi batizada de "Operação Íris" numa alusão à personagem da mitologia grega Íris, que tinha como função ser a mensageira do Monte Olimpo.

Ao todo, 12 pessoas foram presas até o momento.

fonte: PC/SC

PM/RJ realiza operação na comunidade do Juramento




Policiais militares do 41º BPM (Irajá) realizam operação na comunidade do Juramento desde o início da manhã desta quinta-feira (09/06) para reprimir crimes na região. Quando as equipes entraram na comunidade, suspeitos atiraram contra os policiais e houve confronto. Durante vasculhamento, um suspeito foi preso com um fuzil AR-15 calibre 5.56 mm. A operação continua e as ocorrências serão encaminhadas para a Central de Garantias Norte, na Cidade da Polícia.

FONTE: PMERJ

terça-feira, 7 de junho de 2016

PRF APREENDE ARSENAL















Um casal foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na região de Seropédica, no estado do Rio de Janeiro, transportando 18 pistolas, 48 carregadores e 1.531 unidades de diversos tipos de munições. O arsenal estava escondido em várias partes do veículo que ele dirigia.

No carro estavam o homem, a esposa e os duas crianças de 8 e 12 anos, filhos do casal. As armas estavam sendo levadas do Paraná para a capital do Rio e o veículo foi abordado na BR-116.

O homem confessou que receberia R$ 5 mil pelo transporte do material entre o Paraná e Rio de Janeiro. O casal foi encaminhado para a delegacia da Polícia Federal de Nova Iguaçu, na baixada fluminense, e as crianças foram encaminhadas para o Conselho Tutelar.

Material apreendido 
Carregadores: 
- 28 unidades para munições calibre .40 
- 17 unidades para munições calibre 9mm 
- 03 unidades para munições calibre 45

Munições: 
- 310 unidades calibre 9mm 
- 92 unidades calibre 45 
- 596 unidades calibre 556 (para fuzis) 
- 169 unidades calibre 762x39 (para fuzis) 
- 364 unidades calibre 40

Armas: 
- 06 pistolas Glocks modelo 22 (calibre .40) 
- 01 pistola Glock modelo 17 (calibre 9mm) 
- 02 pistolas Taurus modelo 24/7 (calibre 9mm) 
- 02 pistolas Israelenses (calibre 9mm) 
- 02 pistolas Rugger (calibre .40) 
- 01 pistola Rugger (calibre 45) 
- 01 pistola Rugger (calibre 9mm) 
- 03 pistolas Taurus PT 840 (calibre .40)

fonte: PRF